Tubo de Imagem

 

..

 

 

 

 

 

O Perigo dos Monitores e TVs

No interior de uma TV ou de um Monitor de Computador, encontra-se o frágil tubo de imagem e a sua ruptura é muito perigosa.  Ao implodir, os estilhaços de vidro podem ferir gravemente pessoas próximas. O pó fosfórico do interior do tubo se desprende, fica em suspensão no ar e pode provocar intoxicação se inalado, aos poucos este pó atinge o solo e contamina o Meio Ambiente.  

No interior de um típico Monitor, encontra-se uma grande quantidade de fósforo e chumbo - metal altamente perigoso, considerado Classe 1 pela Norma ABNT-NBR 10004/04, por isto a reciclagem de Monitores e TVs deve ser considerada como reciclagem de resíduo perigoso.

Conhecidos como cinescópios, os Tubos de Raios Catódicos ou popularmente “tubos de imagem” são identificados mundialmente pela sigla CRT (Cathode Ray Tubes) e integram os monitores de computadores (PC) e televisores. Tubos de imagem constituem-se num grave problema ambiental, pois contém 25% do seu peso em chumbo e estão se tornando rapidamente obsoletos, sendo substituídos em larga escala pelas novas tecnologias de HDTV, plasma e LCD’s. Países como EUA e toda a União Européia dispõem de legislação específica para a reciclagem de Monitor e Televisores.

>saiba mais

Reciclagem de Monitores e Televisores – Desmanufatura

O processo compreende o recebimento, contagem e etiquetagem dos monitores, televisores ou tubos de imagem, com os dados do cliente. 

A desmanufatura é iniciada com a utilização de ferramentas elétricas e manuais de desmontagem, sendo que as partes do gabinete e peças internas são separadas e acondicionadas em recipientes específicos, de acordo com os tipos de materiais.

A Sucata de Informática consiste de plásticos, componentes elétricos, componentes eletrônicos e sucata de metais que são encaminhados para reciclagem.

O Tubo de Imagem – CRT segue na linha desmanufatura e, por um processo de separação térmica e aspiração, desenvolvido pela Ativa Reciclagem, os resíduos tóxicos são retidos: vidro com chumbo do funil e pó de fósforo do painel. Nesta fase é obtido o vidro limpo do painel, que também é encaminhado para reciclagem.

O Certificado de Desmanufatura e Destinação Ambiental Correta é então emitido para o cliente.



>saiba mais

© 2007 ATIVA - Reciclagem de Materiais Ltda - Webdesigner: Studio M Designer